Oficina e Tecnologia #2: Como crescer os negócios da sua oficina com a ajuda da tecnologia?
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26 de junho de 2022Sabemos que o ditado “melhor prevenir do que remediar” sempre fez sentido na nossa rotina, principalmente sabendo dos benefícios de bons reparos automotivos. Contudo, essa onda de prevenção inteligente está mais forte do que você imagina e promete moldar o rumo da reparação automotiva brasileira. Quer saber como? Leia a seguir:
O vocabulário do reparador automotivo recentemente sofreu uma grande substituição. Onde antes o mais rentável era a manutenção corretiva, onde o cliente procurava uma oficina para solucionar problemas já existentes no seu veículo, agora predomina a rotina da manutenção preventiva, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço e credibilidade.
Mas o que é de fato uma manutenção preventiva?
Simples: é respeitar a vida útil de cada peça do carro e trocá-las dentro desse limite, evitando maiores danos e custos, através de revisões periódicas e planejadas. Esse serviço, evidentemente de mais seguro, já percorreu um bom caminho no processo de ser compreendido pelo cliente, porém, duas perguntas ainda podem aparecer: “Por que vou trocar uma peça que ainda funciona?” ou “E se, mesmo assim, problemas aparecerem no meu veículo?”.
E para essas duas perguntas, uma resposta: confiança. Isso mesmo! Tudo se baseia na troca de confiança entre o profissional e o cliente, assim como em diversos outros setores da economia. Por se tratar da venda de um serviço, como conquistar a confiança em um produto que o cliente não pode tocar, não pode ver e, principalmente, só saberá se funcionou depois de pagar por ele? E aí entramos num caminho com início, meio, fim e ainda um quarto estágio: pós serviço.
Antes de tudo, é essencial acompanhar o atual mercado de veículos. Já se passou o tempo onde bastava uma simples manutenção para o veículo funcionar aparentemente “sem problemas”. Com cada vez mais tecnologia envolvida, máquinas automotivas passaram a estar mais conectadas e demandar de maior formação técnica por parte do mecânico. Assim, fica mais evidente a importância de uma boa carga de conhecimento e experiência por trás de bons serviços.
Com um primeiro contato eficiente, onde o reparador demonstra interesse, profissionalidade e conhecimento, o cliente vai estar mais seguro em deixar o seu veículo nas mãos desse profissional. Ao demonstrar domínio e preparo na demanda do cliente, além de aumentar as chances de fidelizar mais pessoas, o número de motoristas cientes dos benefícios da prevenção tende a crescer. Seguindo no processo, é importante oferecer facilidades na hora de executar o serviço, como, pro exemplo, apostar em uma rápida verificação como um extra enquanto troca o óleo. Considerando ser uma preocupação generalizada dentre os donos de veículos, a troca de óleo pode ser uma oportunidade para descobrir um possível problema que em breve pode incomodar o bolso do cliente. Dessa forma, o serviço acaba sendo visto com mais confiança e valor.
Dando sequência ao serviço, não basta fazer um trabalho bem feito se o cliente tem dificuldades em reconhecer o mesmo. Uma maneira de reverter esse conceito é tornando o serviço cada vez mais “visível”, mas como? Transparência, agilidade e segurança são as chaves. Através de um serviço moderno, o cliente fica sabendo de tudo que foi feito no seu veículo, além de já estabelecer futuros retornos à oficina e, claro, o custo de cada parte do reparo.
Se interessou por esse tópico? Fique ligado que essa é apenas a primeira parte da matéria! Caso já finalizada, você pode conferir a segunda parte clicando aqui.