Automax é selecionada para o Programa de Capacitação Startup SC
4 de agosto de 2021Oficina e Tecnologia #2: Como crescer os negócios da sua oficina com a ajuda da tecnologia?
29 de dezembro de 2021Já é mais que evidente que os serviços automotivos estão completamente diferentes de décadas atrás. A tecnologia está presente em cada canto da sociedade e na sua oficina, seja ela de funilaria, pintura, mecânica ou um auto center, não é diferente.
Por mais que ainda seja possível encontrar métodos mais tradicionais nos reparos de automóveis, o próprio objeto de trabalho, ou seja, o veículo, está mais tecnológico que nunca. Acompanhar esses avanços é vital para uma oficina, tanto nos serviços prestados quanto na sua gestão. Mas afinal, como usar a tecnologia ao seu favor e embarcar nessa onda “moderna”?
Nesse post se inicia uma série de 3 matérias para mostrar a você mecânico como a tecnologia pode ajudar na decolagem do seu negócio. Para começar, o mais importante: a tecnologia nos serviços prestados ao cliente. Sabemos que novas ferramentas estão sendo desenvolvidas o tempo todo e não podemos ficar de fora de nada, então confira as principais inovações para auxiliar na rotina de reparos da sua oficina mecânica:
Scanners e diagnósticos:
São equipamentos capazes de encontrar o problema do veículo em situações mais complicadas, as quais demandariam a remoção completa do motor ou uma testagem em cada componente eletrônico, por exemplo. No caso do motor, um boroscópio ou um videoscópio (ferramentas que fornecem imagens internas do veículo através de câmeras muito pequenas) seriam fundamentais para evitar o desperdício de tempo e esforço. Já em problemas no sistema elétrico, os já conhecidos scanners são obrigatórios e devem estar presentes em todas as oficinas.
Tecnologia 3D:
Recente no mercado, esse novo nicho de soluções para reparos automotivos promete revolucionar a rotina das oficinas mecânicas. Imagina você precisar de uma peça muito específica, que está em falta no seu estoque, para finalizar o serviço. Com a tecnologia 3D seria muito simples: basta você imprimir a peça em uma impressora 3D e continuar o seu serviço. Além disso, outra tendência que vai ser muito bem-vinda nas oficinas brasileiras são os óculos 3D e a realidade aumentada, duas tecnologias que permitem o mecânico diagnosticar o veículo apenas com a sua visão, sem nem precisar tocar nas peças, uma vez que imagens “raio-x” seriam reproduzidas nesses equipamentos.
Além dessas soluções, muitas outras continuam em desenvolvimento e logo estarão no mercado para facilitar a vida do mecânico. Por isso, é de extrema importância ficar atento e sempre se atualizar com as novas tendências. Na próxima matéria você irá descobrir a importância da tecnologia na gestão financeira da oficina, fique ligado!